Ficha Técnica

Minha foto
Ribeirão Vermelho, Minas Gerais, Brazil
Grupo de Teatro amador do Município de Ribeirão Vermelho criado no ano de 2000. Nossas atividades encerraram-se no ano de 2004 e ao longo desse período realizamos vários trabalhos na comunidade. Após 5 anos "esparramados por aí" resolvemos unir o útil ao agradável: fazer o teatro acontecer!

Oficina de Teatro - Site de Teatro e estudos teatrais do Brasil!!!

Oficina de Teatro
Maior site de teatro e estudos teatrais do Brasil

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia de Finados


O Grupo de Teatro Coliseu apresentou a peça "Antes eles do que eu" para uma platéia de aproximadamente 80 pessoas ontem no Centro Literário Governador Valadares.

Comparando com o espetáculo exibido dia 30 de agosto pudemos notar a desenvoltura dos atores e a familiaridade com o texto. Houve momentos em que ele simplesmente foi esquecido ou repentinamente modificado e, em outras vezes, excessivas cargas de contato com o público foram vistas.

Aloísio Moreira, o Raimundo, com maior tempo em cena estava exalando espontaneidade, não deixou de falar e gritar em todo o espetáculo. "Um coveiro histérico." segundo a Direção Geral do GTC.

Mudanças também no figurino dos atores: Carlos Vítor e Flávio Rocha deixaram os paletós de lado e Rafaella Avelar apresentou um modelito Filomena bem mais exagerado. "O calor estava fritando os miolos!" disse Flávio Rocha depois do espetáculo. Ele foi o que mais sofreu com o clima, pois passou algum longo tempo dentro do caixão fechado para aguardar o início da peça.

Santo Antônio mostrou-se mais nervoso do que o costumeiro estresse de Phillipe Ricardo. Com um menino Jesus de pano ele quis adiantar o serviço e costurou algumas partes do julgamento. Rafaella Avelar mostrou desenvoltura ao ajudar o amigo de cena nessas costuras e finalizar o espetáculo.

Anjo e Diabo travaram as discussões de sempre, mas dessa vez mais comedidas. Elísia Juliacci realizou seu trabalho conforme a apresentação passada, mas ontem mostrou um demônio mais solto e com a voz afinada. Daniela Abreu modificou seu figurino usando a túnica e os cabelos soltos. Baixou o tom de voz, segundo comentários do público, excessivamente, mas não deixou de ser ouvida.

O grupo mostra um envolvimento entre si bastante conciso. Tranquilidade e seriedade são mostradas no decorrer das preparações. "Alguns membros não compareceram e justificaram suas ausências. Há de se convir que todos têm suas atividades e precisam ser respeitados. O que nos cabe agora é cobrar mais envolvimento com a parte da produção" comenta Elísia Juliacci "Não podemos separar quem está no palco representando e quem fica por conta dos aparatos. Todos têm que trabalhar em conjunto. Não resolve simplesmente eu chegar na hora do espetáculo, estar fantasiada de Diabo por uma hora e logo após sair sem contribuir com o grupo, ou sequer auxiliar nas atividades paralelas que temos." Ela ainda conta que, como forma de valorizar o grupo como um todo, é a próxima montagem onde todos os membros terão personagens e farão participações para que o grande público saiba quem são e o que sabem fazer os vinte participantes do Grupo de Teatro Coliseu.

Ao final da apresentação os atores de "Antes Eles do que Eu" e a Direção Geral apresentaram-se no palco para agradecer a presença do público e anunciaram o próximo evento do GTC: um bingo no próximo dia 15, domingo, no Centro Literário Governador Valadares a partir das 15 horas.

Encontramos Elísia Juliacci e Kethleen Gonçalves após o espetáculo. Enquanto elas aguardavam um longo tempo pelo lanche que haviam pedido, conversaram com a equipe do nosso Blog. "É mais uma forma de conseguir verba para o grupo." explica Elísia Juliacci "Temos uma programação até o fim do ano que envolve a próxima montagem e, para conseguirmos um oficina de formação precisamos trabalhar muito!"

"Nossa meta é realizar a oficina ainda em janeiro." conta Kethleen Gonçalves "Vamos movimentar essas atividades de bingos e rifas porque são eventos que a população gosta de participar e é mais uma forma de envolver o grupo entre si."

Nesta programação ainda está prevista uma festa à fantasia que acontecerá em dezembro. "Já estamos anunciando essa festa e o tema será "O Fim do Mundo" para promoção do novo espetáculo" continua Elísia. Segundo Kethleen, depois do bingo do dia 15 outro trabalho do GTC é previsto, mas ainda sem muita certeza, pois o grupo depende da programação das comemorações do aniversário da cidade que acontece no final desse mês. "Se tudo der certo estaremos na Avenida 26 de novembro com um "bar temático", onde todo o grupo estará presente."

Perguntamos ainda sobre as apresentações fora de Ribeirão Vermelho e as duas informaram que para levar as peças além dos limites de Ribeirão Vermelho o GTC deverá reunir-se para corrigir os textos, aparar o excessos e contornar algumas falhas. "Não podemos levar a nossa imagem pela metade para um público que não é nosso. Para apresentar nossos dois trabalhos é preciso mais um pouco de trabalho e desprendimento da equipe, tanto atores quanto produção." finaliza Elísia Juliacci.

Nós desejamos sorte e sucesso ao Grupo Coliseu!

Um comentário:

  1. Foi uma das apresentações mais engraçadas,que já fiz...contracenar com o Aloísio,dessa vez,foi mais que engraçado...
    Minha voz estava baixa,porque minha garganta estava doendo,e também a acústica do clube e bem diferente do que a da quadra da escola...
    se eu falasse mais alto,ia parecer stressada,mas creio que as pessoas conseguiram ouvir...
    assim como em Biologia,os organismos se adaptam de acordo com as influências que sofrem do meio...assim também vejo o teatro...
    beijos....amores do Coliseu...

    ResponderExcluir