O Giramundo é um grupo muito ativo. No campo dos espetáculos, criou 33 peças em 37 anos, o que representa quase uma montagem por ano. Este ritmo acelerado foi um dos responsáveis pela significativa coleção de bonecos do grupo e da formação de uma ampla experiência de montagem de espetáculos para teatro de bonecos.
Dois lados coexistem na criação dos espetáculos do Giramundo: um tradicional, interessado pelas formas históricas do teatro de bonecos, e outro experimental, orientado pela pesquisa das possibilidades de encenação com bonecos. Essa dualidade se traduz praticamente em toda a carreira do Giramundo, especialmente nas últimas montagens, onde a introdução do video abriu alternativas de intercâmbio entre teatro de bonecos e videoanimação.
Programa de Restauração de Espetáculos
Dirigido por Beatriz Apocalypse, o programa objetiva formar um repertório com os espetáculos mais significativos da história do grupo, e, em parceria com o Museu Giramundo, criar um acervo vivo, capaz de conservar os bonecos em performance, movendo-se em sua dimensão cênica. Durante a trajetória de remontagens do Programa de Restauração, formaram-se novas equipes de marionetistas responsáveis pela encenação dos espetáculos, restauração de bonecos, recriação de cenários e figurinos. O objetivo final é a formação de um teatro de repertório em permanente atividade.
A nova fase
A produção dos novos espetáculos do Giramundo se dá por meio de núcleos de criação. Uma característica marcante destas produções é o diálogo estabelecido entre as montagens, que ocorre tanto tecnicamente quanto no estilo e no conteúdo dos espetáculos. Isso fica evidente na série Miniteatro Ecológico, mas também está presente nas três últimas grandes montagens para adultos do grupo: Pinocchio, A Flauta Mágica (2006) e Vinte Mil Léguas Submarinas (2007). Nelas, além de similaridades de estilo, há uma clara evolução na utilização das videoanimações, no trabalho corporal dos atores e na própria criação dos bonecos.
Escola Giramundo
1 O que é
Um espaço de iniciação à prática do teatro de bonecos, dedicando-se ao desenvolvimento técnico de habilidades ligadas ao ofício do marionetista.
Estas habilidades incluem: planejamento de projeto e mecânica do marionete, pesquisa e experimentação em torno de seus materiais e dos métodos de construção, manipulação, dramaturgia do teatro de bonecos, concepção de cenografia e iluminação.
Além da função de formação, a Escola Giramundo será também um laboratório de pesquisa e criação, onde o aluno conduzirá projetos pessoais e, por meio das aulas e do contato com os marionetistas professores, resolverá problemas concretos, surgidos de suas próprias experimentações.
2 Origem
Desde 2001 o Giramundo já realizava oficinas de iniciação e formação de marionetistas, além de palestras sobre a prática e a teoria do teatro de bonecos. Por sua vez, tais oficinas e palestras foram a continuação da atividade de realização de cursos realizados nos festivais de inverno pelos fundadores do Giramundo, durante as décadas de 70 e 80. A Escola Giramundo tem origem no projeto Teatro Oficina Giramundo, realizado em parceria com o Instituto C&A, entre 2004 e 2006. Este intercâmbio provocou mudanças significativas nos procedimentos didáticos do Giramundo, desenvolvendo a idéia de uma instituição educativa permanente voltada para a formação de marionetistas. Neste período, a Escola Giramundo consolidou o seu espaço, em funcionamento integrado com o grupo de teatro e chega, no atual momento, à fase de atividade pública e regular.
3 O Futuro
A Escola Giramundo se junta ao Museu e Teatro do grupo, atuando de modo complementar no eixo Criação - Educação - Memória. Esta estrutura tripartite pretende consolidar e interligar as atividades de produção de espetáculos, formação de marionetistas e organização de acervo. De modo específico, o Museu e a Escola Giramundo trabalharão em parceria de modo que os conhecimentos criados pela Escola se tornem disponíveis no Museu, através do Ponto de Cultura Giramundo.
Nos próximos anos, a Escola Giramundo concentrará seus esforços na manutenção em atividade dos cursos e oficinas, oferecendo formatos e conteúdos diferenciados e relevantes para o marionetista profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário