Grupo de Teatro amador do Município de Ribeirão Vermelho criado no ano de 2000.
Nossas atividades encerraram-se no ano de 2004 e ao longo desse período realizamos vários trabalhos na comunidade.
Após 5 anos "esparramados por aí" resolvemos unir o útil ao agradável: fazer o teatro acontecer!
A Direção Geral do Grupo de Teatro Coliseu esteve reunida ontem à noite com Wesley Santos, agente promotor da Feira Gastronômica da cidade de Campo Belo.
Não, senhoras e senhores, o Coliseu não está mudando para o ramo da culinária. Apesar de alguns atores serem bons na arte de pilotar fogão, o assunto entre eles foi outro.
Depois de apresentarem-se em Perdões, o grupo está animado para outros espetáculos além terras ribeirenses. Wesley Santos foi saber dos trabalhos do GTC através da internet e gostou muito do que viu. Agora ele cogita a possibilidade do grupo realizar apresentações durante a Feira de Gastronomia que acontece todas as sextas-feiras na Casa da Cultura de Campo Belo. "É uma forma de ampliarmos nosso projeto e abrir espaço para que outros projetos, como do Coliseu, sejam divulgados." diz Wesley.
A equipe do GTC corre contra o tempo, pois são vários trabalhos até o fim do ano. "Mais motivação para o grupo!" anima-se Anderson Silva "Precisávamos dessa mola para impulsionar. No fim de semana teremos uma reunião geral para decidir quem vai fazer o quê, vai para onde... É muita coisa!" completa o ator.
A novidade para os leitores do nosso Blog é que a Direção Geral autorizou a participação de nossa equipe durante o encontro do Coliseu que acontece no fim de semana. Ainda não recebemos nenhuma nota informando dia, horário e local. Mas não importa, onde quer que o GTC se encontre estaremos nós do Blog Coliseu para registrar todo e qualquer movimento!
Fique atento! Mais detalhes nas próximas postagens!
Essa semana o elenco da peça "O MSN nos Uniu!", trabalho inédito do GTC, recebe comunicado para voltar aos ensaios.
A produção reuniu-se nesse fim de semana para sanar as últimas dúvidas quanto ao espetáculo.
Natália Gualberto, Bruno Alvarenga, Flávio Rocha, Emanuel Ferreira, Ronaldo Galvino, Kethleen Gonçalves, Rejane Eurico e Gessyca Gomes são presenças confirmadas. Um dos personagens, durante os primeiros ensaios, sofreu alteração e, agora com o retorno, não há confirmação se Ítalo Rossi assumi novamente o papel ou Aloísio Moreira continua no posto.
A pequena peça infantil "De quem é o conto afinal de contas?" ainda está dentro do baú do Coliseu. Não há data confirmada para a estréia em Ribeirão Vermelho. Anderson Silva, Flávio Rocha e Elísia Juliaci se encontram com a Direção Geral ainda essa semana para definir os rumos do trabalho.
Segundo a direção geral, um projeto está em andamento para novembro onde já se tem elenco definido e o texto está em fase de conclusão. Certamente o grupo já prepara a apresentação de inauguração do Galpão Cultural, citado na última postagem do Blog. A assessoria de comunicação informou que ainda não houve acerto entre Prefeitura Municipal e Grupo Coliseu, mas corre por toda a cidade que o Grupo de Teatro Coliseu pisará primeiro no novo espaço teatral de Ribeirão Vermelho.
A trilha sonora da Família Adams já indicava que o tema não seria levado tão à sério assim...
Uma bruxa egocêntrica. Um lobo bobo. Um príncipe exigente.
"De quem é o conto afinal de contas"mostrava os personagens questionando sua importância nos contos de fadas. As mocinhas são sem graça, os vilões sempre levam um castigo injusto e o príncipe não tem seu devido valor nas histórias.
Diante disso a bruxa chama o lobo para escreverem um novo conto juntos, onde apenas eles seriam os personagens principais (ela muito mais do que ele). Mas quando surge a necessidade (e a vaidade) de se ter um companheiro amoroso, a bruxa coloca o príncipe na trama, e junto com ele começam todos os seus problemas.
A disputa de domínio e o querer levar vantagem na situação leva um conflito inusitado.
Em meio a isso, o lobo mau, desprovido de inteligência tenta à todo custo ter um lugar de destaque ou, pelo menos, sair da história sem nenhuma escoriação.
Chega-se à conclusão que não há como você querer estar em um lugar que não é seu."Cada um no seu quadrado!"dia Flávio Rocha, ainda com a maquiagem do Lobo Mau. A Bruxa, exemplo de egoísmo e vaidade, gostaria de ser protagonista e ter todas as regalias de uma mocinha. O Príncipe Encantado, cansado de usar roupas pomposas e sempre chegar no fim da história, quer embarcar na idéia da Bruxa e fazer com que o conto seja seu.
As crianças presentes - e eram muitas - participaram ativamente. Quando a bruxa enumera as histórias que ela e o lobo fizeram parte, uma pequena mocinha grita lá da platéia"Shrek!". Os pequenos espectadores olharam espantados para bruxa que levava no rosto as marcas de sua maldade: uma maquiagem horrenda e um nariz enorme. Ao fazer sua entrada o Lobo Mau arrancou gritos e fez o público mirim se retrair nas cadeiras. Porém, ao abrir a boca, Flávio Rocha arrancou risos de todos até o fim do espetáculo. O Príncipe Encantado manteve sua pompa desde o início, quando entra todo gentil, cumprimentando as pessoas, mas quando se vê ameçado de perder a grande chance de ser protagonista "desce do salto".
"Estamos felizes com o resultado."conta Anderson Silva"Que essa peça seja a primeira de muitas a serem feitas fora de Ribeirão Vermelho. Temos potencial para mostrar o bom trabalho que temos feito durante esse tempo!"completa.
O grupo planeja a apresentação dessa peça ainda para o mês de agosto em Ribeirão Vermelho."Vamos trabalhar algumas pequenas falhas no texto e aprimorar algumas marcações" Elísia Juliacci sempre muito exigente com o trabalho do Coliseu."Queremos que nossa cidade também conheça o trabalho da Chiquita Trupe. Precisamos desse intercâmbio. Nós ganhamos experiência e as cidades têm contato com arte que está tão próxima, mas que não conhecem tanto assim."diz ela referindo-se ao grupo de teatro de Perdões.
Atores e equipe retornaram à Ribeirão Vermelho impressionados com o nível cultural de sua cidade vizinha. Perdões movimenta um Inverno Cultural desde o dia 9 de junho e termina suas atividades na Casa do Bosque Pub neste sábado, com o show de Emílio Victor, artista perdoense e proprietário do local.
O Secretário de Cultura de Ribeirão Vermelho, Cassiano Alcântra, acompanhou o Coliseu e empolgou-se com o grupo."Precisamos destacar o grupo na região. Existe um potencial muito grande de crescimento em todos eles e no que pudermos auxiliar, será feito. Agora com o Galpão Multiuso dentro do Município, o Coliseu terá um espaço correto para realizar suas atividades."O galpão a que se refere é uma grande construção próximo à ponte rodo-ferroviária de Ribeirão Vermelho e que faz parte do Complexo Ferroviário do Município. As reformas iniciaram há um mês e, segundo o Secretário, a previsão de conclusão será em novembro."Seria fundamental que o Grupo Coliseu fizesse o espetáculo de inauguração desse espaço, afinal é o grupo da terra, falando da terra!"Como sugestão do próprio Cassiano, o espetáculo para abrir as atividades do Galpão Multiuso remeteria à história do aparecimento da cidade de Ribeirão Vermelho e seu envolvimento com a navegação do Rio Grande e a Ferrovia.
O GTC ainda não discutiu a proposta feita pelo Secretário Municipal. "Primeiro vamos dar continuidade às nossas atividades, principalmente ao trabalho"O MSN nos uniu!", que foi suspenso desde o final do 1º semestre." pondera Elísia Juliacci"Temos que nos reunir e discutir a possibilidade dessa apresentação no Galpão Multiuso. Particularmente eu gostaria muito, mas não decido pelo grupo todo e não faço o espetáculo sozinha. Nós somos em torno de 30 pessoas entre elenco fixo, equipe técnica e colaboradores, então, é necessário pensar no que é viável para todos."
Vamos torcer para que tudo dê certo e possamos ver o Coliseu em cena mais uma vez!
Ao final do show, os ribeirenses saborearam
o pastel mais famoso de Perdões!
Obrigado, Helga Maria!!!
O Coliseu agradece a oportunidade que a
Prefeitura Muncipal de Perdões ofereceu ao grupo.
Ailton, você é SHOW!
Nossos agradecimentos especiais
ao público presente na APAE
Vocês fizeram o espetáculo acontecer!
Obs.: Em breve as fotos do espetáculo "De quem é o conto afinal de contas?" na APAE de Perdões serão postadas no orkut do Coliseu
Enquanto aguardamos nossos destemidos atores às 19 horas lá em Perdões, vejamos uma reportagem que a TVU, canal da Universidade Federal de Lavras, realizou com o Grupo de Teatro Coliseu às vésperas da apresentação da "Paixão de Cristo, segundo o Coliseu".
Em algumas horas a cidade de Perdões receberá o Grupo de Teatro Coliseu.
Direção Geral e Equipe Técnica estiveram na cidade ontem à tarde para checar o local da apresentação e deixar os equipamentos do GTC preparados para "De quem é o conto afinal de contas?"
Ailton Dias, responsável pela organização do Inverno Cultural e também promotor da ida do Coliseu até Perdões, acompanhou o grupo. Sempre muito dinâmico e disponível, o rapaz auxiliou o GTC no que foi preciso.
Segundo a assessoria de imprensa, cogita-se a possibilidade de, no próximo ano, o Inverno Cultural ser um circuito entre cidades como Ribeirão Vermelho e Perdões. "As cidades são muito próximas e isso possibilita que as pessoas transitem com facilidade. É uma oportunidade de se ter uma movimentação cultural, não só em Perdões, mas na região, abrindo espaço para que mais pessoas envolvidas com as artes divulguem e mostrem seu trabalho." disse Ailton ao nosso Blog.
Enquanto nosso Blog estava atento às notícias, a Equipe Técnica trabalhava no palco do teatro da APAE. Direção de palco acertando últimos detalhes e a Direção Geral conferindo cenário e posicionamento de iluminação. Parte do cenário, figurinos e adereços irão para Perdões hoje à tarde.
A Prefeitura Municipal de Perdões disponibilizou um veículo coletivo que virá à Ribeirão Vermelho buscar atores, equipe e demais acompanhantes do GTC.
O Coliseu está dividido nesta quinta-feira. Alguns de seus integrantes estarão disputando hoje à noite uma vaga na grande final do 6º Campeonato Interbairros de Futsal. "Espero voltar da apresentação com boas notícias: o sucesso da peça e a vitória do The Bauer's" diz Flávio Rocha.
Natália Gualberto e Rejane Eurico confirmaram suas presenças em Perdões. Emanuel e Ronaldo confirmarão a qualquer momento. Marcus Juliaci, que está na capital mineira, mandou uma mensagem para o GTC através da equipe do Blog. "Espero que a apresentação "De quem é o conto afinal de contas?" seja um sucesso! Que abra caminho para mais apresentações do grupo pela região! Boa sorte, galera!"
Todos nós estamos ansiosos pela apresentação de hoje à noite.
Que o grupo faça uma grande apresentação.
Que a platéia divirta-se!
O Blog retorna amanhã com a cobertura completa da apresentação.
A equipe do Blog Coliseu sempre busca melhorar o acesso e deixar tudo mais confortável para quem nos visita. Pensando assim temos novidades em nossa página. Aqui no canto superior esquerdo vocês encontrarão duas delas.
Contato MKT - Coliseu É só clicar em Form Link e será aberto um formulário onde você, internauta, poderá deixar seu comentário, dar sugestões e nos dizer o que pensa de nosso trabalho.
Esqueceu alguma coisa? Você não precisa mais sair de nossa página para fazer buscas pelo Google. Aqui você digita o que procura e logo terá várias opções, não só dentro do Blog, mas em toda Net.
Esperamos que essas novas ferramentas sejam proveitosas!
A música não ficou baixa?
As luzes estão bem posicionadas?
Para sanar todas essas e mais tantas dúvidas, a equipe técnica, direção e auxiliares vão até Perdões hoje para deixar o palco da APAE preparado para receber os inesperados personagens do espetáculo "De quem é o conto afinal de contas?".
"Meu nariz é lindo!" declarou Elísia Juliacci ao final dos ensaios de ontem. Quem participou garantiu que tudo correu em clima de harmonia e muitos risos. A direção de palco participa dessa última semana de preparação. Raniela Ferreira e Léia Assis estarão em Perdões logo mais para montagem do cenário. "Esse espetáculo é diferente de todos os outros que o Coliseu já fez! Acostumei a ver mais personagens em cena e a preparação para isso tinha que ser bem maior. Agora com apenas três no palco, parece fácil, mas não é tanto assim! Eles precisam se desdobrar para que não seja monótono, mas com essa turma é impossível bocejar, eu garanto!" conta Léia Assis saindo do local dos ensaios ontem à noite.
Flávio Rocha ainda está dividido entre o teatro e o futsal. "Preciso cumprir o compromisso com o Coliseu, mas não vou deixar de torcer à distância pelo The Bauer's!" diz Flávio que, vez ou outra, foi visto brincando com seu rabo durante os ensaios. Não se assustem! É isso mesmo: rabo. O Lobo Mau terá um rabo consideravelmente evidente. "Será o charme do Lobo além dos pelos, das pulgas, das orelhas, da morrinha..." completa o ator.
Mistério total quanto ao figurino de Anderson Silva. "Só posso dizer que é escandaloso!" diz ele aos risos. "O Príncipe Encantado terá um figurino chamativo. Nada de pompa, mas será engraçado." completa Anderson. A empresa do ator, a Art Digital Photo Studio, estará presente no espetáculo para registrar o evento com fotografias. A empresa Contato MKT fará a captação de imagens.
Nossa equipe fará a cobertura total. Nossos internautas, que acessam religiosamente o Blog Coliseu, não perderão nenhum lance do que rolará amanhã durante a passagem do GTC por Perdões.
Boa sorte aos nossos intrépidos atores, equipe técnica e todos que acompanharão o Coliseu nessa aventura!
Há dois dias da estréia do espetáculo "De quem é o conto afinal de contas", a galera do Coliseu trabalha em ritmo acelerado.
Cenários, figurinos, adereços e maquiagens em fase de conclusão.
Flávio, Anderson e Elísia com o texto na ponta da língua.
Direção de palco, som e iluminação acertando os últimos detalhes.
Não haverá coletiva antes da apresentação, mas a assessoria de imprensa encaminhou nota comunicando que a peça será apresentada em Ribeirão Vermelho tão logo fechem data com a Secretaria de Educação. Kátia Monteiro de Abreu, Secretária de Educação deverá acompanhar o grupo assim como o recém nomeado Secretário de Cultura, Cassiano Alcântra. Ela, sempre parceira do Coliseu e ele, amante das artes, já se comprometeu a apoiar o grupo no que for preciso.
A Prefeitura Municipal de Perdões cedeu um veículo pra conduzir a equipe do GTC até lá.
O horário de saída é 17 horas, portanto, as pessoas escaladas para participar do espetáculo devem estar no antigo posto de gasolina, na Avenida 26 de novembro, às 16:45 (quinsprassinco).
A equipe do Blog irá para Perdões juntamente com o Coliseu e fará a cobertura completa do espetáculo para que você, nosso internauta favorito, saiba tudo o que rolou durante a passagem do GTC por Perdões!
Os meninos estão mais próximos de conquistar um título até hoje conquistado apenas por dois times!
O The Bauer's venceu hoje o Benfica por 6 X 1.
Bruno Alvarenga, Aloísio Moreira, Antônio Carlos Júnior brilharam em quadra.
A equipe faz uma grande campanha no 6º Campeonato Interbairros de Futsal de Ribeirão Vermelho
Destaque também para a fiel torcida que os acompanha no jogo e na cerveja! Todos comemoraram a vitória no Bar do Testa, na Avenida 26 de novembro.
Quinta-feira, dia 29, o The Bauer's disputa um lugar na grande final com o temido Bela Vista que, juntamente com o Real Rancha, detém a posição de campeões do campeonato que movimenta as férias dos ribeirenses.
Dia 29 o Coliseu estará em Perdões lançando seu espetáculo "De quem é o conto afinal de contas", mas todos estarão também na torcida pelo The Bauer's. Flávio Rocha fica agora com o coração dividido: será o primeiro jogo que não estará presente no Poliesportivo Francisco Rodrigues da Silva, pois será o Lobo Mau no palco da APAE.
Estamos na torcida por nossos bravos atores-jogadores e vice-e-versa!
A Cia. de Teatro Manicômicos da cidade de São Josão del Rey se apresentou ontem, dia 24, em Perdões. A noite do Inverno Cultural foi marcada por muitos risos de um público atento a cada movimento diante de seus olhos.
O espetáculo "O Grande Dia" fala sobre o casamento frustrado, mas na verdade deixa claro que a um conto, quando aumenta-se vários pontos, estraga a vida de uma cidade inteira.
O Coliseu esteve lá para conferir e aplaudir. "E quase inexistente as possibilidades de termos contato com esse tipo de arte na nossa região. As pessoas não estão acostumadas e não há interesse de incentivo! Mas Perdões é um destaque muito grande, as pessoas que estão à frente do Inverno Cultural são extremamente competentes e dentro da administração pública têm a total liberdade para trabalhar a criatividade." elogia Elísia Juliacci.
Na próxima quinta-feira, dia 29 de julho, é a vez do Grupo de Teatro Coliseu desembarcar em terras perdoenses para apresentar o espetáculo "De quem é o conto afinal de contas?". Às 19 horas no teatro da APAE.
"A ansiedade aumenta. Um grupo amador se apresentar pela primeira vez para um público que já teve contato com profissionais como a Cia. Manicômicos e têm um grupo excelente na cidade como o Chiquita Trupe." comenta Anderson Silva, que ao lado de Elísia Juliacci, esteve ontem à noite em Perdões acompanhando o espetáculo. "É uma grande responsabilidade e um grande desafio! Mas será uma grande noite, todos vão gostar do espetáculo." concluiu o ator que interpreta o Príncipe Encantado cheio de mimos.
Nossos parabéns à Helga Maria, Ailton Dias, Emilio Victor e todos envolvidos na organização desse grande evento em Perdões! Parabéns à administração local pelo desprendimento e incentivo às artes!
Para quem achou que o Coliseu não apresentaria seu novo trabalho em Ribeirão Vermelho pode estar enganado.
Segundo a Assessoria de Imprensa existe uma negociação entre o grupo e a Escola Municipal Manuel Pereira Ramalho para que haja a pré-estréia do espetáculo "De quem é o conto afinal de contas?".
Anderson Silva, que foi encontrado hoje, pela manhã, em seu estúdio nos contou em que ponto está essa negociação: "A idéia surgiu durante os ensaios. A Diretora e a Secretária de Educação foram procuradas e já teremos resposta até segunda-feira."
Caso aconteça a pré-estréia o número de convites será limitado. "Queremos privilegiar as pessoas que nos prestigiam em todos os nossos trabalhos, mas não podemos deixar de pensar que "De quem é o conto afinal de contas" será uma ótima opção de trabalho para o Dia da Criança." comenta Elísia Juliaci.
"Teremos um público novo pela frente. Seria interessante apresentar a peça para nossa platéia cativa e sentir a reação, consertar uma coisa aqui, outra ali." conta Flávio Rocha. "O único problema serão os pelos espalhados pelo corpo todo!" lamenta em tom de brincadeira o ator que passará pela transformação de um Lobo Mau.
Outra transformação aguardada será a da Bruxa, interpretada por Elísia Juliacci. Segundo pessoas próximas ao grupo, itens como unhas postiças, nariz de borracha, peruca e meias listradas foram colocados na lista de compras desse espetáculo.
Nada foi dito sobre cenário. A Equipe Técnica se reunirá com a Direção Geral na segunda-feira, 26, para definir todos os detalhes de luz, som e o próprio cenário. Raniela Ferreira e Léia Assis são os nomes para direção de palco.
O Grupo de Teatro Coliseu estará na cidade de Perdões na próxima quinta-feira, dia 29 de julho, participando do 1º Inverno Cultural do Município.
Anderson Silva, Flávio Rocha e Elísia Juliacci estarão no palco encenando uma peça curta sobre contos infantis.
"Depois de sempre levar a pior nas histórias, a Bruxa resolve escrever um conto para ela e chama o Lobo Mau para ajudá-la." conta Anderson Silva "O problema é que o Príncipe Encantado quer aparecer mais que todos, daí forma-se a confusão."
Dentro desse contexto surgiu "De quem é o conto afinal de contas?", uma pequena história sobre conflito de interesses e disputa de poder. "Nós procuramos colocar sempre um fundo moral no que fazemos. E essa história mostra que querer estar em destaque e ter prestígio não é tão saboroso assim." diz Elísia Juliacci que assina o texto.
"O MSN nos uniu!" não foi descartada. Tão logo encerrem as férias e o campeonato de futsal termine, os atores serão convocados e remarcarão o espetáculo.
"Aconteceu tudo muito rápido. Nos encontramos sem datas para apresentar "O MSN nos uniu!", depois veio o convite de Perdões. Com o campeonato de futsal dificultou mais, pois temos 4 atores jogando, três deles estão nessa peça." explica Elísia.
Com essa participação no Inverno Cultural, o Coliseu começa a ganhar espaço na região. Isso anima o grupo, que passou os últimos meses "cozinhando em fogo baixo". As perspectivas para o segundo semestre são melhores, pois o quadro de eventos e feriados é reduzido. Não há muito o que se fazer no segundo semestre, portanto, o teatro é a opção mais evidente para o ribeirense se divertir.