Aproximadamente 280 pessoas lotaram o Centro Literário Governador Valadares para o espetáculo "O Fim de Mundo" - última comédia do ano de 2009 do Grupo de Teatro Coliseu.
Nas palavras dos presentes "um mega show" que misturou as mais diversas atrações entre danças, vídeos, música e, é claro, o espetáculo dos atores.
Cada personagem marcou presença no palco de forma latente, o público não desgrudou os olhos da UTI Bar nem por um minuto. Cenário simples que deu forma ao cabaret de beira de estrada "numa pequena cidade do interior de Minas Gerais" como anunciaram Murilo Bocão e Zelda Zoião, os personagens de Altieres Moreira e Viviane Florêncio no Telejornal Coliseu, exibido em vídeo.
Aloísio Moreira transitou entre vídeos e palco encarnando Zé do Cajado, o falso profeta que azucrinou a vida dos personagens da UTI Bar. Quem também passeou nos cenários e vídeos foram Marcus Juliaci, Natália Gualberto e Elísia Juliacci. Recém chegada, Natália encarou a complicada missão de entrevistar o profeta na pele da azarada Renata Vaicomdeus e, logo depois, a caloteira Matilda. Os irmãos Marcus e Elísia avacalharam o programa de Ana Maria Braga e Louro José fazendo a versão "black" - Tudo, Menos Você, comandado pela apresentadora Anebe Marargo (muito parecida com Elza Soares) e Urubu Alfredo (que custou ao ator o duro castigo de colocar a camisa do Flamengo).
Raniela Ferreira deu à dona do bordel, Cândida, o escândalo que ela precisava para tirar da platéia vários momentos engraçados, destaque para seus palavrões e risadas estridentes.
Flavio Rocha deixou a platéia em dúvida quanto à sua embriaguez. Ninguém sabia dizer se ele estava bêbado realmente ou apenas sentiu-se à vontade encarnando o cachaceiro Gusmão, que vez ou outra fazia colocações sobre os personagens aproveitando as deixas históricas que lhe eram permitidas. Exemplo disso foi a chegada de Napoleão, uma interpretação fantástica de Anderson Silva. Quando escuta o nome Napoleão o bêbado pergunta "Onde está aquele infame que acabou com a Revolução Francesa?" Ainda sobre Anderson, sua atuação foi surpreendente arrancando risos da platéia cada vez que abria a boca para reclamar de seu cansaço.
Manolo, o malandro, tentou aplicar o golpe de vender lotes no céu e Lucrécia mostrou que sabe dançar além de atrair clientes para a UTI Bar. Rogério Carvalho e Kethleen Gonçalves capricharam no figurino e deram aos personagens a medida certa para mostrar a realidade dos golpistas e aproveitadores que vemos por aí.
Duas figuras que não combinavam com o cenário de bordel quiseram permanecer no palco para dar à história um tom crítico. Bispa Jacinta aprece em dois atos apenas e é o suficiente para deixar Cândida e seus amigos de cabelos em pé. Além de urrar "Aleluia, Glória a Deus!" todo o tempo, Elísia Juliacci anunciou que a Igreja do Quinto Dia Útil estava em reformas e pediu fundos para terminar as obras, realizou um descarrego em Gusmão e incorporou o espírito de nosso querido amigo vizinho, personagem fabuloso que literalmente baixou no corpo da crente Jacinta.
A outra figura anormal de um bordel e que acabou ficando por lá foi Lurdinha, a singela moça que aparece em busca de ajuda. Cândida tenta tirar proveito e leiloar a virgindade da moça que fugiu do convento. Lurdinha foi mais esperta e seduziu todos os homens da UTI Bar durante o show de dança das bailarinas Rejane Eurico, Gessyca Gomes e Kethleen Gonçalves ao som de "Lady Marmalade" de Cristina Aguilera (tema do filme Moulin Rouge). A virgem escancarou o texto declarando que "deu pra todo mundo" e logo depois declarou seu amor por Uindous.
As previsões de Zé do Cajado sobre uma represa estourar e acabar com a cidade exceto a UTI Bar atraiu o exército para o bordel. Felipe Rodrigues e Ítalo Rosse escoltaram o General Bruno Alvarenga empunhando espingardas até o reduto dos golpistas. Cândida, para se ver livre de todos eles, fez uma doação generosa mandando que o exército levasse as duas dançarinas como barganha memso elas não sendo funcionárias do local.
E quando tudo parecia perdido, Zé do Cajado surge ao vivo no palco da UTI Bar para desmentir que o mundo acabaria. As maldades, ambições e conveniências do ser humano foram expostas diante do perigo de ver o mundo acabar de uma hora pra outra. Mas somos seres humanos e estamos fadados a cair em tentação. Os atores deixaram o palco com uma reflexão sobre cada um dos seus personagens. "O mundo não acaba, as pessoas é que se renovam! A grande profecia da vida é quando descobrimos que somos capazes de mudar o rumo do que estamos fazendo!". Diante dessas palavras o profeta deixa o palco vazio.
Depois disso o GTC apresentou, enfim, a mensagem de Natal para seu público - um vídeo falando de esperança para os tempos futuros. A única parte séria da noite!
Em seguida, veio a surpresa - o ano de 2010 começará para o Coliseu em abril com a apresentação da Paixão de Cristo na Semana Santa.
Nosso Blog não voltará em abril! Claro que continuaremos nossas postagens ao longo desse fim de ano e os próximos meses até que o Coliseu comece a dar sinais de vida do novo trabalho!
Fim do espetáculo a trupe foi comemorar o sucesso da noite!
E tudo acabou em pizza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário