Ficha Técnica

Minha foto
Ribeirão Vermelho, Minas Gerais, Brazil
Grupo de Teatro amador do Município de Ribeirão Vermelho criado no ano de 2000. Nossas atividades encerraram-se no ano de 2004 e ao longo desse período realizamos vários trabalhos na comunidade. Após 5 anos "esparramados por aí" resolvemos unir o útil ao agradável: fazer o teatro acontecer!

Oficina de Teatro - Site de Teatro e estudos teatrais do Brasil!!!

Oficina de Teatro
Maior site de teatro e estudos teatrais do Brasil

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Os fatos



Nosso Blog abre agora espaço para o GTC fazer um comunicado importante a todos os internautas ligados em nossa página.




Comunicado




A Direção Geral do Grupo de Teatro Coliseu vem a público esclarecer fatos disseminados com maledicência durante essa semana sobre o espetáculo “Antes eles do que eu”, apresentado no domingo, dia 30 de agosto.

Segundo as “boas” línguas da cidade, houve, por parte do Grupo, ataques com discriminação e agressividade a assuntos um tanto quanto polêmicos da sociedade: política e religião.

O texto foi concebido em torno de assuntos do cotidiano e tudo foi pesquisado para que nada fosse esquecido. A única preocupação foi que jargões de TV não fossem usados para que não parecesse tão artificial. Várias piadas foram surgindo durante os ensaios. As pessoas envolvidas no projeto, por mais que sejam amadoras, possuem naturalidade e jogo de cintura para não tornar tudo monótono fazendo o espetáculo solto e envolvente. Talvez isso possa ter sido interpretado como um ataque pessoal a fatos do seu próprio cotidiano ou alguém possui uma capacidade de interpretação muito limitada que não permite que haja uma clareza da arte como diversão e cultura!

O fato é que as piadas mais criticadas foram aquelas que envolveram assuntos que a sociedade não digere muito bem. Não é mentira que o Senado Federal está uma verdadeira vergonha nacional – os personagens Geraldo e Olímpio foram as caricaturas até muito leves desse cenário. Agora, Santo Antônio ser estressado não é novidade, pois, qual santo não perderia a paciência diante da realidade de TODOS nós seres humanos? Quanto a atirar o Menino Jesus para a platéia é um comentário que não vamos levar em consideração, pois, quem estava prestando atenção no espetáculo sabe que essa cena não existiu – o Diabo o entregou para um espectador “com todo o cuidado” dizendo não levar jeito para cuidar de crianças.

Não precisamos dar satisfações ou explicações. O nosso público fiel desde os tempos do Coliseu de 10 anos atrás sempre nos respeitou e nos compreendeu. Esse público estava presente domingo e podemos contar com sempre com ele! Várias outras pessoas foram ao espetáculo e nos aplaudiram com satisfação – agradecemos a todos e pedimos que continuem a prestigiar o teatro, pois é uma forma de cultura muito rica, porém, pouco apreciada. E a partir dessas movimentações, como o Coliseu, é que vemos que aqui em Ribeirão Vermelho, existem pessoas que querem e podem fazer essa arte acontecer.

Infelizmente não são todos que podem gostar ou que podem entender.

Nós, do Grupo de Teatro Coliseu, ficamos imensamente felizes em vivenciar a polêmica que causamos. A temática de “Antes eles do que eu” era a história de uma mulher que tinha uma língua tão ferina que nem precisou morrer para ir direto para o inferno.

Pois bem, agora sabemos que aqui existem algumas Filomenas. Esperamos que elas próprias saibam a hora em que o Diabo vá buscá-las sem dó nem piedade!
por Elísia Juliacci
roteirista e diretora de "Antes eles do que eu"

3 comentários:

  1. A Arte... arte sempre olhado de forma apressada e não vista. Talvez não haja mais ou haja pouca sensíbilidade... O olhar sensível nos leva ao fundamento de toda... o olhar apressado é superficial, imediatista e se prende ao marginal. Coisa de gente apegada a coisinhas, coisinha é mesmo feita pra gente pequena. Oxalá as pessoas se posicionassem diante de tanta vergonha escancarada em nosso cotidiano... ao invés de atacar quem luta contra o sistema e acredita é uma ideologia ainda é possível. Tenho medo de gente capaz de algumas observações... O que será da poesia, do símbolo, da metáfora? E mais onde andará o respeito para com nossa liberdade de expressão enquanto artistas...

    Ailton Dias - Cia de Teatro Chiquita Trupe

    ResponderExcluir
  2. Por isso é que as vezes as pessoas desanimam de fazer alguma coisa em Ribeirão... o povo não tem mentalidade pra aceitar o próprio "rabo"! Mas não vamos parar, porque ainda existem pessoas que conseguem se ver em nossos personagens e refletir na vida e no cotidiano sem maiores escândalos e, diferente de meu personagem Olímpio, podem repensar na vida ainda vivos! Para aqueles que aguardam a morte para fazer isso, sinto lhes dizer que será muito tarde! Se tivesse dado certo para Olímpio, ele agora seria acessor de Santo Antônio, e não blogueiro do purgatório!

    ResponderExcluir
  3. FAÇO DAS PALAVRAS DA ELÍSIA E DE NOSSO COMPANHEIRO DE CULTURA AILTON AS MINHAS.
    E FINALIZO COM AS MINHAS:
    A VERDADE DÓI....PRINCIPALMENTE EM QUEM TEM O RABO PRESO,COMO OS PERSONAGENS DOS POLITICOS,DA FOFOQUEIRA FILOMENA,E MUITOS DEMONIOS...
    ATAQUE A IGREJA?????
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    CONSELHO: PROCUREM ESTUDAR REALMENTE SOBRE A IGREJA,O GTC ASSIM COMO A CIA DE TEATRO CHIQUITA TRUPE EXISTEM PESSOAS MUITO GABARITADAS E ATÉ ESTUDADAS NO ASSUNTO IGREJA.
    SE ALGUÉM TIVER ALGUMA DUVIDA,PODEM PROCURAR-NOS,E PRA QUEM NÃO SABE,EXISTE ATE COORDENADOR DE SETOR DIOCESANO PARTICIPANDO DO GTC.
    AOS COMENTÁRIOS MALDOSOS MEUS SENTIMENDOS,A MALDADE ESTA SIMPLESMENTE NA CABEÇA DE QUEM A VÊ.
    AO NOSSO FIEL PÚBLICO,MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS,FOI PELA SAUDADE DAS RISADAS DE VCS QUE NOS MOVEU A VOLTAR.
    AS PESSOAS QUE NÃO GOSTARAM....E CRITICARAM,FALANDO MAL,VAI AÍ UM RECADO DO GTC: PENSA QUE DESISTIMOS? ESTAMOS DE VOLTA,MUITO MAIS CONSCIENTES E AMADURECIDOS QUE VOCÊS PENSAM. TALVEZ VOC~ES QUE PARARAM NO TEMPO NA IGNORANCIA CULTURAL,E HUMANA.
    É ISSO AÍ
    DANIELA ABREU
    MEMBRO DO GRUPO DE TEATRO COLISEU DESDE A SUA FUNDAÇÃO HÁ 10 ANOS ATRÁS....

    ResponderExcluir