Essa semana assumiu o controle do Ministério da Cultura, Ana de Hollanda. Irmã de Chico Buarque, atua na área artística como cantora e atriz. Sua biografia e formação podem ser vistos em seu site pessoal http://www.anadehollanda.com.br
É a primeira vez que uma mulher assume o cargo, como ela mesma ressalta em seu discurso:
"Um momento novo está amanhecendo na história do Brasil – quando, pela primeira vez, uma mulher assume a Presidência da República. Por essa razão, me sinto também privilegiada pela escolha. Também é a primeira vez que uma mulher vai assumir o Ministério da Cultura. E aqui estou para firmar um compromisso cultural com a minha gente brasileira."
Quanto aos programas de desenvolvimento que o Governo Lula deixou como herança e abraçados pela Presidenta Dilma, sutilmente Ana de Hollanda se mostra crítica, mas não contrária:
"Erradicar a miséria, assim como ampliar a ascensão social, é melhorar a vida material de um grande número de brasileiros e brasileiras. Mas não pode se resumir a isso... Até aqui, essas pessoas têm consumido mais eletrodomésticos – e menos cultura. É perfeitamente compreensível. Mas a balança não pode permanecer assim tão desequilibrada. Cabe a nós alargar o acesso da população aos bens simbólicos. Porque é necessário democratizar tanto a possibilidade de produzir quanto a de consumir."
Ela ressalta a importância do artista e, segundo seus planos, é hora de dar destaque e oportunidade a quem faz a cultura:
"A criatividade brasileira chega a ser espantosa, desconcertante, e se expressa em todos os cantos e campos do fazer artístico e cultural: no artesanato, na dança, no cinema, na música, na produção digital, na arquitetura, no design, na televisão, na literatura, na moda, no teatro, na festa. Pujança – é a palavra. E é esta criatividade que gira a roda, que move moinhos, que revela a cara de tudo e de todos, que afirma o país, que gera emprego e renda, que alegra os deuses e os mortais. Isso tem de ser encarado com o maior carinho do mundo. Mas não somente com carinho. Tem de ser tratado com carinho e objetividade. E é justamente por isso que, ao assumir o Ministério da Cultura, assumo também a missão de celebrar e fomentar os processos criativos brasileiros. Porque, acima de tudo, é tempo de olhar para quem está criando."
O discurso da nova Ministra, na íntegra, você pode encontrar no site do MinC. pelo link: http://www.cultura.gov.br/site/2011/01/03/posse-da-nova-ministra-2/
Desejamos sorte à nova regente da Cultura do Brasil. Estaremos de olho em suas resoluções e decisões! Mais verbas para o desenvolvimento cultural dos interiores e oportunidades aos artistas amadores! Nós só poderemos ter nosso valor reconhecido se as esferas maiores governamentais olharem para todos nós com olhos de empreendedores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário